mardi 29 janvier 2013

Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas


Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapéEncontre fontes: Google — notíciaslivros,acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Baraúnas
Baraúnas.png
NomeAssociação Cultural Esporte Clube Baraúnas
AlcunhasO Mais Querido
Leão do Oeste
Barú
MascoteLeão
Fundação14 de janeiro de 1960 (53 anos)
EstádioLeonardo Nogueira (Nogueirão)
Capacidade10.400 Pessoas
LocalizaçãoMossoro brasao.png MossoróRio Grande do Norte RNBrasil Brasil
PresidenteBrasil Eudes Machado
TreinadorBrasil Wassil Mendes
PatrocinadorBrasil Prefeitura de Mossoró
Brasil Tempero Regina
Brasil Hiper Queiroz
Brasil Regina Veículos
Brasil Extinchamas
Brasil 95 FM Mossoró
Brasil Canal TCM
Brasil Sport Magia
Brasil Casa das Padarias
Material esportivoBrasil Siker
Competição
(Futebol)
Rio Grande do Norte Campeonato Potiguar
Brasil Série C
Websiteleaodooeste.com.br
Kit left arm baraunas12h.pngKit body baraunas12h.pngKit right arm baraunas12h.png
Kit shorts baraunas12a.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.pngKit body baraunas12a.pngKit right arm.png
Kit shorts baraunas12h.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar
Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. Foi fundado como umbloco carnavalesco, em 1924. O clube só passou a ter um time de futebol trinta e seis anos depois. Suas cores são verdebranco e vermelho.

Índice

  [esconder

[editar]História

O Baraúnas é uma Associação Cultural que existe desde o ano de 1924. Naquele ano, foi criado um bloco carnavalesco, que passou a representar o povão da cidade, sobretudo, a população do Bairro Doze Anos.
Na década de 60, os diretores do bloco carnavalesco resolveram estender a sua atuação, criando o time de futebol, que passou a ser a maior paixão do povo mossoroense.
Desde os primórdios, o Tricolor mostrou a sua força e ganhou o primeiro campeonato que disputou: o Torneio Início do Campeonato Mossoroense. Nos três primeiros anos de vida, também se tornou tri-campeão mossoroense.
Nos anos seguintes, o clube ainda conquistou outros dois títulos do Campeonato Mossoroense e duas Taças Cidade de Mossoró.

[editar]Maior Campeão do Interior

O Baraúnas é o clube do interior do Rio Grande do Norte com o maior número de títulos que tem a chancela da Federação Norte-riograndense de Futebol, são oito ao total. O Tricolor conquistou dois títulos do Torneio Início, dois turnos do Campeonato Estadual, um Torneio Seletivo, duas Copas RN e ainda venceu o Campeonato Norte-riograndense duas vezes no ano de 2006.
O primeiro título oficial foi conquistado no ano de 1981, quando o Tricolor do Oeste ganhou o Torneio Início. No mesmo ano, o Esquadrão Tricolor ainda ganhou o III Turno do Campeonato Estadual.
O Leão continuou sua história de glórias nos anos seguintes e sagrou-se vice-campeão estadual no ano de 1987. O ano de 88 foi ainda mais importante para o Tricolor, que venceu o Torneio Início, se tornando o maior campeão do interior da competição até os dias atuais, e ainda foi campeão do 2º Turno do Campeonato Estadual.
As glórias do Baraúnas aumentaram desde que o presidente João Dehon da Rocha assumiu o cargo em 2004. No primeiro ano do seu mandato, o Tricolor conquistou o Torneio Seletivo para a Série C do Campeonato Brasileiro e foi também campeão da Copa RN de Futebol.
Em 2006, a conquista foi ainda mais importante. O Baraúnas sagrou-se campeão estadual de futebol. Na ocasião, o Tricolor teve que disputar a decisão duas vezes, devido a um imbróglio judicial envolvendo ASSU e ABC. Nas duas oportunidades, o adversário do Barú foi o rival Potiguar, que perdeu as duas decisões.
Em 2007, o Tricolor conquistou novamente a Copa RN de Futebol, se tornando o maior campeão da competição, com duas taças.

[editar]Rompendo Fronteiras

O Baraúnas é o clube do interior do Rio Grande do Norte com o maior número de participações em competições interestaduais. O time se manteve na divisão de acesso do Campeonato Brasileiro por três anos consecutivos, sendo o único clube do interior do RN a participar da Série B.
O clube participou de duas edições da Taça de Prata (81 e 82), que é equivalente a Série B atual e também disputou a primeira edição Série B do Campeonato Brasileiro em 1982.
O Barú também é o único do interior do RN a participar de uma edição do Campeonato do Nordeste. O clube disputou o evento em 1999, por ter sido o terceiro colocado no Campeonato Estadual de 1998.

[editar]O Melhor Representante do Rio Grande do Norte na Copa do Brasil

O feito que trouxe mais reconhecimento nacional para o Baraúnas foi a campanha na Copa do Brasil no ano de 2005. O clube é o único do Rio Grande do Norte que conseguiu chegar as quartas-de-finais da competição nacional. Naquele ano, o Tricolor eliminou América Mineiro, Vitória e Vasco.
O Barú ainda mostrou as suas garras no ano de 2007, quando eliminou mais uma vez o Vitória, mas o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte desclassificou o Tricolor de forma contestada, afirmando que o clube havia colocado o goleiro reserva Paulo Renato de forma irregular no banco de reservas.

[editar]Títulos

Estaduais
CompetiçãoTítulosTemporadas
Rio Grande do NorteCampeonato Potiguar12006
Rio Grande do NorteCopa RN22004 e 2007
Rio Grande do NorteTorneio Início21981 e 1988
Outras Conquistas
CompetiçãoTítulosTemporadas
Trophy(transp).pngTrophy(transp).pngTrophy(transp).pngTrophy(transp).pngTrophy(transp).pngCampeonato Mossoroense51961196219631967 e 1977
Trophy(transp).pngTroféu Jornalista Souza Silva11987
Trophy(transp).pngCopa Oeste12000
Trophy(transp).pngTorneio de Verão12001
Trophy(transp).pngTorneio Seletivo para a série C12004

[editar]Campanha de destaque


[editar]Elenco Atual

Atualizado em: 11 de dezembro de 2012

Goleiros
Jogador
Brasil Érico
Brasil Fernando Paiva
Brasil Alexsandro
Brasil Ramon
Defensores
JogadorPos.
Brasil PedrosaZ
Brasil Basílio Jr.Z
Brasil LauZ
Brasil RaúLD
Brasil Jhonson Jr.LD
Brasil Roberto BaianoLD
Brasil NeiltonLE
Brasil AfonsoLE
Meio-campistas
JogadorPos.
Brasil SerginhoV
Brasil IgorV
Brasil Fernando Jr.V
Brasil EvertonV
Brasil WilkerV
Brasil BarataV
Brasil Pedrinho MossoróM
Brasil Bruno PacatubaM
Brasil CurucaM
Atacantes
Jogador
Brasil Renan
Brasil Emílio Filho
Brasil Léo
Brasil Adalgiso Pitbull
Brasil Fabinho Cambalhota
Brasil Herverson
Comissão técnica
NomePos.
Brasil Wassil MendesT

[editar]Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A origem do nome Baraúnas vem dos primeiros habitantes do local onde surgiria a cidade de Mossoró. Na margem esquerda do Rio Apodi, viviam os monxorós (tribo que deu nome à cidade). O cacique da tribo recebia a denominação de baraúna.
Em princípios do ano de 1924, antes do carnaval, o Sr. Vicente Eufrásio fundou um bloco denominado Baraúnas, em homenagem aocacique que dirigia a tribo Monxorós. O bloco carnavalesco, que existiu até a década de 80 (quando foi extinto o carnaval de rua emMossoró), apresentava as cores vermelhoverde e branco, e originaria, anos mais tarde, a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas.

[editar]Polêmicas

  • No ano de 2006, quando o Baraúnas já era campeão estadual, a Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte reverteu o título do clube, graças a uma briga nos tribunais envolvendo ABC e ASSU.
Os dois clubes pleiteavam uma vaga na semifinal do Campeonato Potiguar daquele ano, vaga esta que acabou ficando com o ABC. Porém, este seria eliminado pelo Potiguar nas semifinais. O ASSU, por sua vez, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, noRio de Janeiro, e conseguiu anular as partidas disputadas pelo ABC nas semifinais. Entretanto, após disputa em campo com oPotiguar, o ASSU também foi eliminado.
Na decisão do campeonato, a qual fora repetida após a anulação das partidas, o Baraúnas bateu novamente o Potiguar e foi o campeão.
  • O Baraúnas foi eliminado da Copa do Brasil de 2007 por um erro da CBF. O Baraúnas havia eliminado o Vitória; entretanto, o STJDdesclassificou o clube por ter supostamente utilizado um jogador não inscrito na competição. Posteriormente, a CBF admitiu que seu departamento de registro havia cometido um equívoco, porém sem reaver a vaga conquistada pelo Baraúnas.

[editar]Santo Padroeiro

O Baraúnas tem Santa Luzia como protetora, que é a padroeira dos mossoroenses.

[editar]Ídolos

  • Etevaldo (anos 60)
  • Romildo (anos 80)
  • Cícero Ramalho (anos 90 e 00)
  • Isaías (anos 90 e 00)
  • Nildo (anos 90 e 00)
  • Itamar Cabral ( anos 70 e 80)
  • Normando (anos 80)
  • Indio (anos 00)
  • Mauricio Pantera (anos 00)
  • Luciano Paraíba (anos 00)
  • Wassil Mendes (anos 00)
  • Paulo Moroni (anos 00)

[editar]Ranking da CBF

  • Posição: 118º
  • Pontuação: 425 pontos
Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

[editar]Rivalidade

Seu principal rival no futebol é o Potiguar, também da cidade de Mossoró.

[editar]Ligações externas

Bandeira do Rio Grande do Norte.svgA Wikipédia possui o Portal do Rio Grande do Norte. Artigos sobre história, cultura, atrações, personalidades e geografia.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire